Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Mistério da Rua 7 - Saí do cinema com medo de ficar sozinho

É claro que com um pôster desse eu teria uma curiosidade muito grande de assistir o filme. Sou fascinado por histórias de total devastação do planeta, invasão de OVNIs, bombas e zumbis - ZUMBIS! - e desta vez... o maior inimigo é o escuro. Sim, aquele escuro que tememos desde criança. Mas já superei. Eu acho.

Hayden Christensen, sim, o nosso querido ex-Jedi e assumidamente comandando o principal posto do lado negro da Força, finalmente reaparece para um filme um tanto, estranho. Mais estranho ainda é o personagem dele se chamar "Luke". Irônico, não? Fã de Star Wars...

No meio do filme estrelado pelo Adam Sandler (?!), a luz cai no shopping e ao voltar, as pessoas... somem! Desaparecem! Só restam as roupas. A trama começa em uma sala de cinema de um shopping - boa diretor - e começa a explicação da história na primeira palavra do título do filme. Mistério!!!!

Luke é um famoso repórter querendo recuperar seu prestígio e ele assume o papel de protagonista para tentar salvar sua pele de algo muito estranho acontecendo na cidade. Ele acorda e percebe que não há... ninguém. Uma Detroit completamente vazia, digna de um Eu Sou a Lenda com qualquer filme de faroeste quando o vilão aparece para um duelo.

É muito perturbador quando não sabemos o que realmente é o perigo. Eu sou acostumado a isso quando vejo qualquer filme do M. Night Shyamalan, mas Brad Anderson segura o mistério e coloca algumas charadas incluindo até uma obrigatória busca pela palavra "Croatoan" na internet.

Não assista esperando belos efeitos especiais, uma boa trilha sonora e um enredo com diversos altos e baixos. O que vale mesmo é a expectativa para o final e aquele formato de filme onde você interpreta o fim.

Infelizmente não posso contar muito sobre o filme, pois tenho muito medo de spoilers e principalmente para um filme desse que o final conta bastante. Mas posso comentar lá da frente da tela olhando a platéia que, faltando 30 minutos para o fim, gargalhava a cada cena previsível. Parecia um stand up comedy onde o comediante perde a moral para o público que ri de deboche e o final todo mundo vai embora com um belo "graças a Deus acabou" estampado nas testas. Mas eu ri dessas pessoas porque sei que ninguém entendeu o final. EU ENTENDI! O diretor tentou mostrar uma maneira irônica e talvez, justa, para um novo recomeço. A intenção foi boa caro Brad, mas... o final é um preço caro a se pagar pelo resto da história.

Um comentário:

Edson Palmeiras disse...

Gosto muito do tema.

Brad Anderson fez o ótimo "O Operário", mas não acredito que esse "Mistério da Rua 7" seja um bom filme.