Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Viu filme em 3D e não gostou? Te explico o porquê.


O que seria Terceira Dimensão? Simples: Você tem a altura somada com a largura, resulta-se em Duas Dimensões. Acrescente a profundidade e tenha o famoso 3D que, acredite, é uma tecnologia muito velha.

Logo abaixo você verá a primeira imagem de uma renderização em 3D, pasme, em 1972. Resultado de uma pesquisa de universitários, entre eles, Edwin Catmull, diretor da Pixar e também da Walt Disney Animation Studios.



Muita gente sai da sala do cinema com muita frustração: "Eu só vi uma cena em 3D quando a espada foi apontada para a tela. E só". Na verdade, o filme todo era em 3D, porém o telespectador se engana, aguardando alguma coisa saltar para fora da tela.

A tecnologia utiliza duas imagens sobrepostas para criar toda aquela realidade que não passa de uma ilusão que o seu cérebro cria. Aquela profundidade de tela, e inclusive, os tão adorados objetos saltando para fora da tela, é o resultado da mistura das duas imagens com os óculos que criam os efeitos.

"Se não tem os objetos saindo da tela, qual a diferença então?"

Câmera da Fujifilm em 3D. Repare nas duas lentes
Todo o resultado de uma projeção desta forma é para garantir a fidelidade da imagem, aumentando a resolução (qualidade) do filme e a profundidade. Você poderá analisar isso quando notar a legenda flutuando ou em cenas onde você não consegue ver o fim do cenário.

A técnica 3D está em expansão, onde agora é possível inclusive, comprar uma câmera de duas lentes e fazer você mesmo seu próprio filme em terceira dimensão. TVs, programas de computador e jogos já aderiram a esta tecnologia que cada vez mais ficando barato e tornando-se uma grande arma contra a pirataria e assim, as grandes empresas de entretenimento voltando com força total.

Nenhum comentário: